O Dia do Consumidor acontece mundialmente em 15 de março, mas desde 2014 o evento cresceu tanto no Brasil que virou a Semana do Consumidor. Neste ano de 2020 as promoções do Dia do Consumidor começam na segunda-feira (9) e se estendem ao longo da semana até o domingo (15).
A data foi criada em 1962 pelo ex-presidente norte-americano John Kennedy e começou a ganhar visibilidade no Brasil principalmente a partir de 2014. Cada vez mais relevante no mercado, a campanha é considerada uma Black Friday do primeiro semestre por conta do alto potencial.
Além de atrair clientes novos para as empresas, a data aumenta a taxa de conversão das compras, estimula o crescimento do ticket médio e estreita o relacionamento com os consumidores.
Os resultados das edições anteriores do Dia do Consumidor falam por si só sobre o excelente potencial da data. Entre as vantagens que a campanha gera para os e-commerces estão o aumento do número de visitantes, o alto ticket médio e o crescimento do faturamento. Selecionamos cinco dados que comprovam como o Dia do Consumidor é benéfico para o comércio eletrônico e para o mercado em geral. Confira:
- Em 2017, o Dia do Consumidor gerou um faturamento de R$ 224 milhões para o e-commerce, de acordo com o Buscapé.
- As buscas referentes à data cresceram 92% entre 2017 e 2018, conforme aponta uma pesquisa do Google.
- Ainda segundo esse estudo, os principais sites do Brasil recebem 13 milhões de visitas a mais durante a Semana do Consumidor.
- Já um levantamento da Social Miner estima que 57,5% dos entrevistados pretendem gastar mais de R$ 200 em compras durante a campanha.
- O relatório também revela que os fatores de maior influência na decisão de compra dos consumidores são: preço, confiança na marca e confiança na loja.
Aproveite o dia 15 de março para impulsionar o faturamento da loja!
O Dia do Consumidor é a data perfeita para a sua loja turbinar o faturamento no primeiro semestre do ano. Então nem pense em deixar passar essa oportunidade! Aja com antecedência para identificar os produtos mais competitivos do mercado, reforçar o estoque da loja, avaliar quais descontos serão oferecidos e planejar a campanha de divulgação.
Com planejamento e estratégias eficientes, o seu negócio com certeza conseguirá aproveitar ao máximo o potencial da data. Os resultados disso serão clientes novos e fidelizados, sucesso de vendas e um faturamento muito maior do que em datas comuns. Então mãos à obra e excelentes vendas!