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A Magia Gestalt na Propaganda

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SAIBA COMO A GESTALT INFLUENCIA NA PROPAGANDA

Segundo a Gestalt, ao observarmos um objeto, primeiro o compreendemos como um todo, antes de notar seus elementos separadamente. De todos os princípios da Gestalt, essa é premissa básica da teoria, a Lei da Pregnância.

Não sei se você já ouviu falar da Teoria de Gestalt, se não ouviu esta semana aqui no perfil vai ser muito interessante para você.

Se você está pensando em criar uma logomarca ou uma identidade visual para sua empresa, ou um simples POST de instagram, os conceitos de Gestalt podem potencializar sua comunicação causando um efeito de diferenciação ao seu anuncio.

Ao observar a imagem deste POST, de cara vemos uma composição colorida com 5 elementos, depois nossos olhos separam o todo e traduzem as partes.

Essa imagem foi usada num comercial do LEGO com a frase “imagine”. Apenas isso rsrsrs. Sucesso! Pois é isso que o lego faz, imaginação.
A campanha era para o lançamento de uma nova coleção do lego, uma família de um cartoon muitooo divertida. Já sabe qual é? Comenta aí!

Vamos falar das 8 leis dessa teoria,

THE SIMPSONS
Anúncio Gestalt do LEGO anunciando a nova coleção dos The Simpsons

LEI DA PREGNÂNCIA

A Gestalt afirma que sempre compreendemos o todo de um composto visual, antes de aprofundar nos seus detalhes. Dentro do compilado, há elementos que seu cérebro consegue destrinchar com rapidez e outros mais complexos que você não associa tão rapidamente.

O nível de facilidade com que identificamos e compreendemos visualmente uma peça é mensurado através da pregnância. Dado esse fato, a pregnância de um objeto é que vai definir o quão rápido ele é percebido e assimilado, e também a eficiência da comunicação da mensagem para com o receptor.

A teoria de Gestalt mostra as diferentes formas de organização visual dos objetos, que são percebidas de maneiras diferentes de acordo com cada pessoa, tendo assim, significados distintos para cada individuo. Uma imagem que é vista por uma pessoa pode ser vista diferente por outra.

Foi a opção escolhida pela LEGO para a campanha da sua coleção The Simpsons.

Muitas marcas e campanhas usam esta técnica para intrigar e apaixonar o público.

PSICOLOGIA DAS FORMAS NA PROPAGANDA

O uso das leis da Gestalt está sempre presente nos projetos de design, mesmo que de forma inconsciente. ⚡
A campanha da Tame Linhas Aéreas do Equador lançou esta campanha baseada em Gestalt. O que você vê? Peixes? Um Mergulhador? Um avião? Asas? Rsrsrs Deixe seu cérebro dizer… ?
As oito leis em pequenos resumos. ? ⚡

 

1. A PREGNÂNCIA DA FORMA
Falamos no POST anterior e temos uma imagem neste POST que forma um coelho no encontro dos dois rostos, como também a saída de uma caverna. A pregnância da forma é a lei básica da Gestalt ?

2. A UNIDADE
O primeiro conceito definido na Gestalt é a unidade, pois ela é o principal elemento para facilitar na interpretação da forma. ?

3. UNIFICAÇÃO
É pela nossa capacidade de unificação que conseguimos perceber as unidades. Ela fala da nossa propensão a interpretar certos elementos como sendo de um mesmo grupo. ?

4. SEMELHANÇA
Como vimos na imagem do POST, um fator que contribui para unificação dos elementos é a semelhança entre eles.
Características visuais idênticas ou próximas nos induzem a interpretá-los como pertencentes a uma mesma família. ?

5. PROXIMIDADE
Tendemos a interpretar elementos próximos como sendo do mesmo grupo, portanto eles costumam ser vistos como unidades ou parte específicas de uma unidade. ?

6. CONTINUIDADE
A continuidade fala sobre nossa preferência por formas sem interrupções, garantindo maior fluidez, o que facilita nossa mente a prever o movimento da forma. ?


7. FECHAMENTO
Nossa interpretação visual tende naturalmente para o estabelecimentos de unidades, dentro dessa capacidade, tendemos sempre a buscar o fechamento visual de imagens abertas ou vazadas. ?

8. SEGREGAÇÃO
A segregação é a capacidade de separar as unidades de uma imagem. A quantidade de segregações que fazemos depende da complexidade e do tempo de observação diante daquilo que vemos. ?