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SÉRIE AIDA NO MARKETING E PROPAGANDA

Série AIDA

AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação)

É um dos conceitos mais célebres no Marketing defendendo um ciclo pelo qual as pessoas vivencian antes de uma conversão de compra.

Tudo deve conter este conceito, da redação ao design, tudo está conectado de forma inteligente para levar o consumidor a decisão de compra.

Alguns teóricos são inseridos no raciocínio da construção de AIDA, como Gestalt e Freud. Usamos em nossas decisões para influenciar decisões.
Kotler usa AIDA e a aplica no Marketing 4.0.

Chamou a sua atenção? Entenda o porque.

Já falamos sobre o conceito AIDA e explicamos seu papel no marketing.

ATENÇÃO

Agora queremos falar sobre o primeiro ítem do acróstico: ATENÇÃO.
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Antes de tudo, é preciso que os consumidores conheçam sua marca.

Caso contrário, o caminho até a decisão de compra pode falhar antes mesmo de começar.

Por isso, a etapa inicial do AIDA se refere a chamar a atenção do público-alvo, criar uma consciência em torno da marca e torná-la conhecida, assim como as soluções que oferece, sejam produtos ou serviços.

Não importa como fará para atrair essa atenção.

Talvez apresente um design incomum ou outras características atraentes, ou até mesmo faça uso da infinidade de tecnologias disponíveis hoje.

Veja como um compromisso. ?

Trazer os olhos das pessoas sobre a sua marca é essencial para se manter competitivo no mercado.

Lembrando que, para isso, conhecer a fundo seu público é o primeiro e fundamental passo.

Então, faça a lição de casa.

É preciso definir a sua buyer persona (público alvo) para conseguir entender como ela se comporta, quais seus desejos, interesses e necessidades.

Dessa forma, você consegue identificar qual o tipo de conteúdo mais propenso a realmente conseguir atrair a atenção e despertar a curiosidade dos possíveis clientes.

Ao ter sucesso nessa etapa, estamos prontos para a próxima.
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AIDA - INTERESSE
O Segundo passo do conceito AIDA é gerar o interesse no cliente.

2. INTERESSE

Como causar interesse no cliente? O segundo passo do AIDA é desafiador.

O passo seguinte do AIDA, após conseguir a atenção da sua audiência, refere-se ao interesse pelo seu produto.

Ou seja, atinge os consumidores no exato momento em que eles estão tentando descobrir se há ou não real interesse naquilo que você tem a oferecer.

Ajudar os consumidores a desenvolver o interesse significa mantê-los envolvidos em suas ações de marketing.

É preciso dar a eles motivos mais do que suficientes para despertarem o desejo por aprender mais sobre a sua empresa e suas soluções.

Não por acaso, esse é um dos estágios mais desafiadores do modelo AIDA.

Você chamou a atenção do seu público-alvo, certo?
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Mas como pode se envolver com ele o suficiente para que os consumidores queiram gastar seu precioso tempo tentando entender o que você tem a dizer?

Importante: se definiu a persona na etapa anterior, já tem elementos suficientes para identificar que tipo de mensagem passar a ela, e por qual canal, para despertar o interesse. ?‍♂️

Agora, é chegada a hora de conduzir o consumidor a perceber que, de fato, a sua solução é a desejada, por oferecer o melhor para ele.
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Para isso, vamos à etapa seguinte: DESEJO.

3 DESEJO

Como causar no cliente o desejo pelo seu produto?

 

DESEJO
Desejo é o terceiro passo na saga AIDA

 

O desejo é, muitas vezes, construído quando se trabalha em cima dos atributos de um produto ou serviço, demonstrando a sua superioridade em relação a produtos similares.
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Ou seja, ao chegar aqui, você chamou a atenção do possível cliente, ele identificou uma necessidade e sabe que sua empresa tem uma solução para isso.

Temos, então, um novo desafio: entre todas as opções disponíveis no mercado, levar o consumidor a se definir pela sua como a melhor.
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Essencialmente, é o momento de apresentar uma proposta que agregue valor para os clientes.

Você precisa demonstrar os benefícios convincentes que induzam o consumidor a escolher sua oferta, levando-o à decisão de compra.

Essa etapa do AIDA está intimamente ligada com a criação de uma relação emocional entre sua marca e seu público.

É um desafio de convencimento mesmo.

A necessidade do cliente existe e ele deseja sua solução porque só você a oferece do jeito que gostaria.

Se conseguir isso, só resta encontrar uma oportunidade perfeita para a compra – o que nos leva à derradeira etapa do AIDA.??

4 AÇÃO

Como induzir seu cliente a ação de compra?

 

Ação de comprar
Finalmente, o cliente decide comprar.

 

Se você entendeu os três passos anteriores do AIDA, será bem sucedido com a ação de compra. No Marketing Digital usamos as Leads para isso.
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Por fim, mas não menos importante, este o momento de induzir o público a tomar uma ação definitiva, realizando uma conversão.

Lembrando que essa conversão pode ser qualquer evento e vai de acordo com as necessidades e objetivos da sua empresa.
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A venda é o tipo mais comum, mas também pode ser fazer o download de um e-book e se inscrever para um webinar, por exemplo.

Considerando que seja a venda, sua tarefa nesta última etapa do AIDA é converter o consumidor que já deseja seu produto ou serviço em cliente.
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Ele chegou até aqui decidido que você oferece o melhor para ele.
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Falta um empurrãozinho, que pode ser uma promoção, um evento especial, enfim.

Você deve criar a oportunidade que o leve à ação.✍️
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Seja diferente,
Porque ser diferente é melhor
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. Bibliografia: Hugo Rocha